O fim do mês de março marca o início do outono, uma estação subestimada e que poucos comemoram sua chegada. Mas todo o charme que atribuído ao inverno, na verdade é no outono que acontece. E ele ainda tem algumas vantagens. Quer ver?

A elegância nas ruas

Então... todo mundo já ouviu falar que no inverno as pessoas ficam mais elegantes. Porém, a não ser que se tenha grana pra comprar aqueles casacos cinematográficos, ninguém fica elegante entrouxado de roupas... camadas e mais camadas de blusas se sobrepondo e deixando até o caminhar mais esquisito. O milagre do guarda-roupas acontece mesmo no outono, onde o frio não é tão intenso e as pessoas podem se vestir com mais elegância.

Paisagens mais belas

Se você não mora nos Alpes, ou em países onde a neve deixa tudo branquinho, coisa linda de se ver, então o outono é quem vai garantir as belas paisagens diante dos seus olhos. Basta ter uma árvore por perto para que a estação faça seu milagre. Folhas secas ao chão e nas copas deixam a vista dourada e acalentam o coração.

Fim das chuvas

Essa está ligada à elegância que é erroneamente atribuída ao inverno. Ninguém merece chuva quase todo dia, deixando todo mundo encolhido, correndo com passo apertado, usando galochas, guarda-chuvas, etc. Onde está o charme nisso? Então, fica claro pra mim que a estação em que menos chove durante o ano é a mais propensa ao “desfile”. O outono é perfeito para longas caminhadas, pois a temperatura é amena e raramente chove. Mas eu disse raramente. Não vale praguejar o editor se dia desses cair uma tormenta sobre sua cabeça.

Melhor pra saúde

Com temperatura mais amena, menos chuvas, menos vento, menos umidade, nem preciso dizer que a incidência de doenças respiratórias é menor no outono do que no inverno. Isso sem contar que os gulosos de plantão comem menos gorduras e ingerem menos álcool (sob a forma de um líquido precioso chamado vinho) no outono do que no inverno. Além disso, aquela preguiça que nos impede de fazer exercícios físicos costuma chegar com mais intensidade no inverno. Nem preciso dizer que essas são razões suficientes para que o outono seja melhor para a saúde do que o inverno.