Que o gaúcho (o brasileiro, em geral, né?) gosta de churrasco, não é novidade pra ninguém. Assar aquela carne na churrasqueira pra depois saborear com a família e os amigos já deixou de ser só uma opção de refeição para se tornar uma instituição.

Mas há quem, pelos mais diversos motivos, não pode operar a churrasqueira. E convenhamos que, com esse frio, se ela não fica dentro de casa, pode ser uma boa idéia dar umas férias pra danada. Então nós da Coqueiro criamos a série “Forno em Ação” com receitas de carnes assadas ao forno para que você possa continuar saboreando um bom assado mesmo longe da churrasqueira, espetos e carvão. Vamos lá?

Decidimos começar por um porquinho assado, que para iniciantes nas carnes de forno são a melhor opção. A receita pede: 1 kg e meio de pernil de porco com osso; 4 dentes de alho amassados; 1 cebola média ralada; suco de 1 limão; 1 punhado de ervas (alecrim, manjericão, etc); 1 colher (de sobremesa) de sal; pimenta do reino a gosto; 1/2 xícara (de chá) de água.

Pra garantir mais suculência, na noite anterior ponha a carne em um saco plástico com o alho amassado, a cebola ralada, o suco de limão, as ervas picadas grosseiramente com as mãos mesmo, o sal e a pimenta do reino. Deixe na geladeira até o outro dia. Não tem tanto tempo? Uma ou duas horas já devem fazer a diferença.

Depois da espera, ponha a carne com os temperos em uma assadeira forrada com papel alumínio. Acrescente 1/2 xícara (de chá) de água, feche a assadeira com o papel alumínio muito bem e leve ao forno por 1 hora e meia a uma temperatura de 170ºC (médio/baixo). Depois disso é só retirar o papel alumínio, virar a carne e deixar por mais 30 minutos, para dourar. E não esqueça: apesar de ser uma carne suína, sirva quente.