Você já deve ter assistido a algum filme em que o mocinho e o vilão se enfrentam em uma luta de espadas em algum ambiente repleto de neve e lá pelas tantas a lâmina de um dos dois se quebra.

Isso faz com que a gente logo se preocupe com o frio que vem fazendo ultimamente na metade sul do Brasil. Será que minha faca de churrasco pode quebrar se eu não tomar cuidado?

Existem estudos motivados por incursões mal sucedidas no ártico e também por campanhas desastrosas da Segunda Guerra Mundial, em que o aço de equipamentos e armas se comportaram mal a baixas temperaturas.

Porém, estamos falando aqui de temperaturas muito baixas e equipamentos que recebem ou entram em choque entre si. Como armas, picaretas, ou até mesmo as espadas dos nossos personagens fictícios citados acima.

O aço comum, por exemplo, absorve 17 joules de energia quando em choque à temperatura ambiente de 25°C. Esse valor cai para 16 joules a uma temperatura de -23ºC. Porém, a -26°C, o valor cai para 3 joules. O que pode sim causar ruptura no material. Mas repare que para isso, a temperatura tem que ser de -26°C e o aço ainda receber choque, ou seja, impacto.

Como se isso não bastasse, o estudo não especifica se estamos falando de aço carbono. Que é o aço usado pela grande maioria das facas da Coqueiro. O aço carbono de baixa liga e que recebeu tratamento térmico, como o caso da Facas Coqueiro, é menos sujeito à influência de temperatura.

Isso significa que nesse nosso friozinho gostoso, você pode continuar usando sua faca Coqueiro sem restrições. Apenas cuide bem dela, como sempre fez.