Dentre as palavras chave mais procuradas em nosso site estão as facas de caça. Nós já falamos aqui da javalizeira, que é um tipo bem específico de faca e que não tem todas as características necessárias de uma faca de caça. Ela serve mais para estocar o animal do que para abrir, limpar, courear ou esquartejar a caça.

Então, como deve ser uma faca de caça? Quais as características dela?

Existem três tipos básicos de facas de caça e, de uma delas, já falamos: são as facas de estocar, também chamadas de “espada de caça”, na qual se enquadra a javalizeira. Essas facas costumam ter lâminas longas (acima de 8 polegadas) e muito pontiagudas, não necessariamente com fio, mas com boa capacidade perfurante. É recomendado que seu cabo tenha boa empunhadura e possua guarda, para evitar o contato da mão com o animal. O falso-fio não é um pré-requisito, mas auxilia na perfuração.

Já no segundo tipo de facas de caça estão as “Skinners”, que, como o nome sugere, são projetadas para courear a caça. Elas tem uma geometria fio bastante aguda e sua ponta é rombuda, possuindo uma leve elevação que serve para abrir abrir o ventre do animal com o fio para cima, impedindo assim a perfuração da carcaça, o que pode contaminar a carne. Seu cabo deve propiciar uma boa empnhadura nas mais diversas posições e sua lâmina geralmente tem entre 4 e 7polegadas. Uma característica muito particular é que as skinners não podem ter falso-fio.

Por último, a mais coringa das facas de caça: a “Hunter”. Elas são utilizadas em todas as etapas da caça, seja estocar, courear ou esquartejar. Com uma dessas, a caça está garantida. Ela também tem geometria de fio bastante aguda e são pontiagudas. Sua lâmina varia entre 4 e 8 polegadas e, nela, mais do que em qualquer outra, o cabo deve ter a melhor ergonomia possível em qualquer posição que seu usuário necessite empunhá-la. Na Hunter, também é recomendado que haja guarda ou “finger grip”, que é aquela protuberância entre o cabo e a lâmina, que serve de apoio para o dedo durante determinadas tarefas.

Agora, que você já sabe quais as características necessárias para uma faca de caça, pode procurar entre as centenas de opções que a Coqueiro tem. Mesmo que elas não se chamem “faca de caça”. Até a próxima...