Seguindo com a nossa série de "Novas ideias de churrasco", hoje vamos com uma carne que todo mundo está acostumado a saborear no churrasco, porém não com esse corte: estamos falando do filé suíno.

Quando se trata de carne suína, geralmente, para churrasco, os cortes escolhidos são com osso, que garantem suculência. O lombinho, que já teve sua época de ouro, hoje passa batido por ser uma carne muito seca, utilizada mais pelos desavisados.

Mas existe aí um escape para quem não quer passar trabalho mordiscando costelinhas: o filé suíno, ou mignon suíno. Esse corte barato, apesar do nome, é muito suculento e vem bem a calhar na churrasqueira. Apesar da foto trazer seu preparo na grelha (à direita) ele responde muito bem quando espetado. Por ser uma carne pequena, ele pode ser cortado e espetado em pequenos medalhões, em espeto duplo, ou ao comprido, inteiro, em espeto simples. 

Basta passar sal grosso, temperar e esperar dourar. Mas ele também vai muito bem com temperos: alho, mostarda, gengibre, chimichurri e shoyu (ou uma combinação de tudo isso) agrega muito e realça o sabor. outra dica é espalhar algumas gotas de azeite de oliva, conservando a umidade. 

Enfim... apesar de o porco não ser novidade alguma nos churrascos do nosso rincão, o filé suíno é pouco utilizado e pode agradar muita gente nesse verão. Experimente e nos conte como foi, depois. Que tal? Podemos até publicar sua receita, quem sabe...