E aí? Tudo pronto para o jantar do Dia dos Namorados? A entrada já está pronta e foi fácil, fácil. E como nem todo mundo é chef por aqui, que tal fazermos juntos um prato muito simples, tradicional, barato e que vai dar a energia necessária pro resto da noite?

Estamos falando da massa à carbonara. Você provavelmente já comeu ou viu por aí a massa à carbonara e ficou pensando: “hummmm... é uma massa com vários legumes, bacon e creme de leite”. Resposta errada. Na verdade ela é um prato italiano que leva apenas três ingredientes além da própria massa. São eles bacon, ovos e queijo parmesão. Nada mais, além de azeite de oliva – que nem pode ser considerado um ingrediente e sim um pré-requisito no que se refere à cozinha italiana.

Então vamos lá: ponha a água a ferver, cerca de quatro litros, e coloque a massa pra cozinhar. Enquanto isso frite o bacon cortado em cubinhos em uma frigideira antiaderente. Esse detalhe é importante para que não seja necessário usar óleo e deixar o prato gorduroso. Em um refratário bata dois ovos e tempere com sal e pimenta do reino a gosto e aguarde. Quando a massa estiver quase pronta, despeje-a na frigideira do bacon com o fogo ainda ligado e misture, perfumando com azeite de oliva. Assim que terminar, passe para o refratário com os ovos e misture mais. O calor da massa vai cozinhar gentilmente os ovos e dar a textura que se deseja em uma massa à carbonara. Aí, pronto: só falta finalizar com queijo parmesão ralado e servir.

Amanhã você vai receber a dica da sobremesa e está tudo pronto para a grande noite. E não se preocupa. Vai ser fácil, simples, barato e gostoso.