Cortar cebola afeta a faca. Mas depende da faca

Cortar cebola estraga a faca?

Uma das principais recomendações que vendedores de facas fazem a seus clientes é sobre o uso delas para cortar cebolas. Isso porque ao ser cortada, libera alinases que reagem com o óxido sulfúrico presente na própria cebola, dando origem ao ácido sulfínico, o que danifica a lâmina e prejudica o fio.

Porém, o que pouca gente sabe é que o dano causado depende e varia muito com a qualidade do aço utilizado para a fabricação da faca. O aço alemão, por exemplo, utilizado pela Facas Coqueiro em sua linha de produção, é um aço de alto teor de carbono em sua composição química. Assim, é um aço de propriedades mais fortes e resistentes para cutelaria que qualquer outro tipo de aço, tendo também mais incidência de “chromo” do que o aço inox ou aço carbono normal.

Mas o que é chromo? É um componente que interfere na dureza do aço e influencia na qualidade e durabilidade do fio da lâmina. Isso faz com que ela suporte o que outras facas não suportam, como o corte contínuo da cebola, por exemplo.

Então já sabe... se alguém disser para não cortar cebolas com a sua faca, antes de obedecer veja primeiro se ela não é uma Coqueiro.