Você já parou pra pensar que, muitas vezes, só despertamos nosso interesse por alguns países quando o Brasil os enfrenta na Copa do Mundo? Feio isso, Né? Muito feio. Pra remediar esse total desconhecimento pela cultura alheia, tão peculiar aos brasileiros, segue abaixo algumas curiosidades sobre a Bélgica que a grande maioria das pessoas não sabe:

- Essa é fácil, mas tem gente que não sabia: as batatas fritas são uma “invenção” belga. Espanha e França até brigam pelo título, mas os registros mais antigos, datados do século XI, são da Bélgica.

- A Bélgica é um pequeno país que faz divisa com França, Holanda e Alemanha. Por isso possui três línguas oficiais: o francês, o holandês e o alemão (meio óbvio, né?).

- Por ser pequeno, é possível atravessar o país inteiro, de carro, em três horas.

- Mascar chicletes é considerado falta de educação, um ato vulgar, na Bélgica.

- A Bélgica é o país com o maior número de castelos por metro quadrado do mundo.

- O saxofone foi criado pelo belga: Adolphe Sax.

- A Bélgica é considerada o país que melhor lapida diamantes no mundo. Os lapidados na região da Antuérpia são considerados ainda melhores.

- Os “Smurfs”, famoso desenho animado, são belgas e criados primeiramente sobre a forma de quadrinhos, assim como “Asterix e Obelix” e ainda As “Aventuras de Tintin” . Sabe de alguma outra curiosidade belga? Então déia aí nos comentários.